"Do mesmo autor do bestseller Catarina, a Grande, Nicolau & Alexandra é a biografia cruzada do czar Nicolau II e de sua esposa Alexandra de Hesse, últimos soberanos da dinastia Romanov, que governou a Rússia durante três séculos. Combinando um cuidadoso trabalho de pesquisa e uma narrativa envolvente e instigante, Robert K. Massie, ganhador do Prêmio Pulitzer, mostra que a influência sobre a imperatriz do místico siberiano Gregório Rasputin, chamado para salvar o herdeiro do casal, hemofílico, associada à inabilidade política do czar e à crescente crise política internacional causada pelo início da Primeira Guerra Mundial foram determinantes para a derrocada do último grande império do mundo."

Autor: Robert K. Massie
Editora: Rocco
Páginas: 608
Classificação: 4/5
Formato da leitura: Físico

Quem não assistiu ao filme Anastácia? O filme de animação de 1997 retrata a filha mais nova do casal imperial Nicolau e Alexandra que se reencontra com sua avó após tantos anos separadas após a Revolução Russa. Acontece que, por mais que a estória do filme seja linda e comovente, se trata de apenas ficção.


O livro Nicolau e Alexandra, publicado pela primeira vez em 1967, é uma biografia histórica. O autor traz fatos históricos com um linguagem acessível, utilizando trechos de cartas, diários e relatos dos personagens do livro, separando os capítulos por temas que seguem uma linha cronológica.

Através da leitura podemos acompanhar a infância e maturidade de Nicolau e Alexandra, conhecer seus familiares, suas crenças, valores, cotidiano, conhecidos, além de trazer o contexto histórico e político que vivenciaram.

A história russa é destrinchada e podemos acompanhar as guerras, mudanças internas e revoluções que culminariam na Revolução Russa em 1917. A escrita do autor não é maçante, e pelo fato de ele trazer trechos reais dos personagens do livro, nos sentimos conectados a eles, apesar dos quase 100 anos que já se passaram.

Eu amei a leitura deste livro! Para quem não sabe, eu tenho um certo fascínio pela última família Romanov; coleciono fotos da família em meu Pinterest e amaria conhecer a Rússia e visitar os museus e os palácios que serviram de morada aos Romanov.
Tudo começou com a leitura do livro O Palácio de Inverno de John Boyne, um romance histórico que envolve a família imperial. Um dos fatos históricos mencionados é o assassinato da família em 1918 pelos bolcheviques, e como eu desconhecia o fato, fiquei chocada e indignada com os eventos.

Desde então venho tentado ao menos compreender o que levou a um grupo revolucionário crer que eliminar uma família seria a melhor solução, e ao ler esta biografia aprendi muito sobre a história, o que não ameniza minha indignação com o que aconteceu à eles.

Alguns fatos que me chamaram a atenção foram o de que Nicolau e Alexandra se casaram por amor, e outro foi de que Rasputin nunca mostrou seu lado devasso a família e por isso conseguiu ludibriá-los e indiretamente influenciar o casal em escolhas que alteraram seu governo e selaram o destino da família para sempre.

Outro fato interessante era de que Alexandra era neta da rainha Vitória. O autor aponta este fato como o motivo de Alexei, o único menino da família, possuir a doença hemofilia, a conhecida doença dos reis.

Recomendo este livro a todos que se interessem por história, pela vida da nobreza imperial russa e pela história de uma família real, com defeitos e qualidades, que se amava muito, mas estava despreparada para governar. Em 2018 será o centenário da morte desta família, o que torna a leitura deste livro indispensável.

4 Comentários

  1. Olá Talita!
    Nossa adorei saber mais sobre esse livro. Já havia visto na livraria mas não havia visto sobre o que era a história. Adoro livros históricos e com certeza irá entrar na minha lista de leitura.
    Parabéns pela resenha!

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raissa, espero que você goste desta leitura e obrigada.
      Abraços!

      Excluir
  2. Oi oi,

    eu amo o filme Anastácia (apesar de saber que, na realidade, a menina morreu junto dos pais) e fiquei bem curiosa para ler essa obra. Amo história, ainda mais quando fala sobre a nobreza europeia, e acho que ia curtir bastante esse livro. Obrigada pela dica!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente espero que você goste deste livro, principalmente por se tratar da história real desta família. Além, podemos ter um vislumbre do contexto social e político tanto da Rússia como da Europa, perto do início da 1ª Guerra Mundial.
      Abraços!

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo!